O universo dos Novos Baianos na Mostra In-Edit.

» 
O filme, vencedor do In-Edit Brasil 2011, está na Mostra In-Edit hoje, no Canal Brasil.
O filme "Filhos de João - o Admirável Mundo Novo Baiano", dirigido por Henrique Dantas, narra a trajetória dos Novos Baianos. O documentário concentra-se em um dos períodos mais efervescentes da produção musical brasileira: o final da década de 1960 e o início dos anos 1970. Foi nessa época que João Gilberto, um dos precursores da Bossa Nova, tornou-se uma espécie de padrinho para esses jovens ousados e irreverentes.
O rock foi o primeiro ritmo adotado pela trupe. O som da guitarra de Pepeu e a voz rouca de Baby mostravam um estilo distinto do que seria apresentado ao público alguns anos após a união dos integrantes. Em 1971, João Gilberto, recém-chegado dos Estados Unidos, decidiu visitá-los no apartamento onde moravam, em Botafogo (RJ). A partir deste dia, as canções ganharam um toque de samba. As dicas do compositor tiveram influências decisivas nos rumos da empreitada e da MPB.
Lançado no Festival de Brasília, em 2009 – onde ganhou o prêmio do júri popular –, o longa-metragem conta com cenas da carreira, trechos do documentário Novos Baianos F.C (1975), imagens de arquivo e depoimentos dos membros do conjunto, além de personalidades como Tom Zé, Rogério Duarte e Solano Ribeiro.
A obra, uma das poucas inteiramente feitas na Bahia (direção, produção, pesquisa e montagem), foi exibida em 21 cidades brasileiras e em mais de 50 salas. Isso não ocorria desde os anos 1960, quando o chamado Ciclo Baiano de Cinema ganhou o país com os clássicos A Grande Feira (1961), de Roberto Pires, e Barravento (1962), de Glauber Rocha. Além de um importante resgate cultural, Filhos de João é, principalmente, o retrato de uma geração.
 
Estreia: segunda, dia 11/05, à meia-noite e quinze.
Alternativo: madrugada de sex./sab., às 2h.
 
Cookies
Utilizamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios. Si continua navegando, consideramos que acepta su uso. Puede cambiar la configuración u obtener más información aquí.